domingo, 5 de abril de 2009

Clima


O clima é o típico tropical, ou seja, quente e úmido. A temperatura média anual é entre 24ºC e 26ºC. A máxima chega a 40ºC e a mínima é de 12ºC. De setembro a dezembro o clima é mais seco, fazendo com que o período seja o mais propício para visita.

Fauna: A fauna é rica em espécies, principalmente as de hábito noturno. Animais em extinção como a ariranha, o peixe-boi e o tamanduá-bandeira, também são encontrados no parque. O grande número de mamíferos é destaque no local: cachorros-do-mato, tamanduás-bandeira, tatus-canastra e onças-pintadas, e mais de 250 espécies de aves, sendo que algumas delas, como o urubu-rei e a águia-real estão em extinção. Há também grande número de jacarés, tartarugas, cobras e rãs. Uma grande variedade de peixes, como por exemplo, o piracuru e o tucunaré, é encontrada no Parque.

Outras espécies são as lontras, o boto, o peixe-boi e a ariranha. Répteis e insetos exóticos, como o besouro de 20 centímetros chamado Titanus Gigantus, habitam o lugar.

Flora: A flora tem predominância da Floresta Tropical Úmida e as maiores árvores têm altura média de 50 metros. Outra peculiaridade é a vitória-régia, que chega a dois metros de diâmetro. Às margens do rio, encontram-se trepadeiras, lianas, cipós, samambaias, orquídeas, musgos e liquens.